Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Afinal o que é o STRAIGHT-EDGE?

O que significa o X?



O X, adoptado como símbolo universal do Straight Edge, tem a seguinte origem: os Teen Idles, em 1980, fizeram uma viagem à Califórnia, onde tocaram dois shows (em Los Angeles e São Francisco) e ganharam no total, a fortuna de 45 dólares.


Em São Francisco, a casa onde eles tocaram, tinha a política de deixar menores de idade entrar desde que eles tivessem suas mãos marcadas por um X de tinta preta. Desta forma, o barman saberia quem poderia e quem não poderia comprar bebidas alcoólicas.


Os Teen Idles acharam a idéia engraçada (e útil, pois dessa forma todos poderiam ver o show) e levaram ela de volta a Washington. Lá, sugeriram aos donos de casas nocturnas que fosse feito o mesmo, para que os menores pudessem entrar. Mas, como ironia, demonstrando que não só não podiam, como tão pouco queriam beber, muita gente começou a fazer o X espontaneamente, e mesmo quem era maior de 18 continuou usando, tanto para expor sua postura, quanto para demonstrar solidariedade aos menores.


Com o tempo, o X acabou por se tornar o símbolo do Straight Edge, indo parar em nomes e logotipos de bandas, t-shirts, tatuagens, etc…


Como surgiu o Straight Edge? De onde vem o nome e o que ele significa?



O Straight Edge surgiu aproximadamente em 1980, entre a cena punk de Washington D.C. Os membros de uma banda chamada Teen Idles, todos menores de idade, odiavam o facto de que, por causa do consumo de álcool, quem ainda não tinha 18 anos não podia frequentar a maioria dos shows punks da cidade. E o pior de tudo, eles nem mesmo queriam beber. Ao contrário da esmagadora maioria dos punks da época, os Teen Idles não achavam que a atitude niilista e auto-destrutiva associada ao consumo de álcool e drogas eram uma obrigação do movimento.


Ao mesmo tempo em que as drogas e o álcool eram exaltados no punk da época, para os Teen Idles, seu (ab)uso só trazia coisas más ao movimento: menores de idade eram excluidos dos shows pois as casas vendiam álcool, bêbados causavam brigas, membros talentosos e inteligentes de bandas morriam ou se tornavam zombies apáticos de tanto se drogar, e por aí vai.


Para eles, parte da atitude “faça você mesmo” do punk envolvia o indivíduo ter pleno controle de seu corpo, mente e atitudes, e para isso as drogas eram um obstáculo. Então, em torno da banda, um grupo de jovens punks foi se formando, e algo como um “mini-culto” foi surgindo.Um belo dia, a banda estava fazendo o layout da capa de seu primeiro (e único) disco, o compacto “Minor Disturbance”,, e o baterista Jeff Nelson pegou um esquadro (aquela régua em forma de triângulo) e, meio brincando, comparou a rectitude e os ângulos rectos do objecto com sua postura firme e “careta” de vida.


Esquadro em inglês é “straight edge”, e dessa maneira, Nelson apelidou a turma de punks “caretas” de “Straight Edge Punks”. Pouco depois, no final de 1980, os Teen Idles acabaram, e dois membros , Jeff Nelson e Ian Mckaye formaram uma nova banda , que iria levar o Straight Edge um passo além. Ian Mckaye conta que queria chamar a nova banda de “Straight Edge”, o que os outros membros não aprovaram. A banda então ficou-se pelo nome de Minor Threat .


Após poucos meses, eles lançaram seu primeiro compacto (por sua própria gravadora, a Dischord) onde havia uma música chamada “Straight Edge”,, cuja letra resumia o estilo de vida adotado pela banda:



Movimento punk sem drogas!O que seria o Straight Edge?:Como qualquer idéia, o Straight Edge tem tantas definições quanto adeptos. Cada pessoa adapta esta idéia às suas próprias experiências, condições de vida, posições ideológicas, etc…



Mas também não é uma “festa da uva”, na qual você pode distorcer o princípio original a seu bel-prazer. Por isso, pode-se dizer que: Straight Edge = hardcore/punk livre de drogas.


Algumas pessoas acreditam que sua conduta sexual tem algo ver com o Straight Edge (além de não usar drogas, você não pratica sexo “promíscuo”, “irresponsável”, ou “casual”), outras acham que sexo e sXe (abreviação de Straight Edge) não têm absolutamente nada que ver um com o outro.


Há quem ache que hoje em dia, por definição, o Straight Edge tem que ser vegetariano, mas a existência de adeptos comedores de carne contesta isto. Os motivos para adoptar o Straight Edge variam conforme a pessoa. O motivo básico por detrás da existência do sXe é o de desassociar o hardcore da auto-destruição, violência, danos à saúde ou quaisquer outros malefícios causados pelas drogas, e favorecer a possibilidade de que uma pessoa que prefere não se drogar possa ser “tão punk” quanto qualquer um.


Assim como todos têm o direito de escolher se bebem, fumam ou injectam substâncias em seus próprios corpos, as pessoas que escolhem não fazê-lo não deixam de ser punks ou hardcore por isso.


Enfim, o Straight Edge é baseado na idéia de que todos na comunidade punk/hardcore (e no mundo) devem ter a possibilidade de se sentirem à vontade, bebendo, fumando ou não. O Straight Edge contesta a idéia de que beber, fumar ou se drogar são por si só atitudes rebeldes.


Os média e a cultura jovem vêm há décadas propagando esta idéia, de modo que até mesmo o punk no começo (em grande parte) via o consumo de drogas como parte integrante de um estilo de vida alternativo.


O Straight Edge não concorda com esta associação. Isso não significa que pessoas que usem drogas estejam “erradas” (cada um se diverte como quiser), significa apenas que ninguém é mais “rebelde” (e muito menos revolucionário) por ter o hábito de alterar suas consciências usando substâncias químicas.


De qualquer maneira, a definição mais abrangente, precisa e não relativista do termo Straight Edge é: pessoa envolvida com hardcore/punk que escolhe viver sem álcool, drogas (legais e ilegais), cigarros e afins, e assume a denominação.







Post tirado do site: http://ruiperez.wordpress.com/2008/01/19/afinal-o-que-e-o-straight-edge/

Este é meu estilo de vida e assim será até o fim. xxx

Nenhum comentário: